Período de defeso termina nesta quarta, 15, para mais de oito espécies de peixe em Rondônia - ANARI WEB

Período de defeso termina nesta quarta, 15, para mais de oito espécies de peixe em Rondônia

 A partir de agora, é possível realizar a captura e fazer o transporte de até cinco quilos de peixes ou um exemplar, por semana. Pesca do Pirarucu e Tambaqui continua proibida.




O período de defeso de diversas espécies de peixe termina nesta quarta-feira (15) em Rondônia. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), “a pesca das espécies que eram proibidas, volta à atividade legal”.


A partir de agora, é possível realizar a captura e fazer o transporte de até cinco quilos de peixes ou um exemplar, por semana. De acordo com a Sedam, todas as espécies de peixe, tanto nos berçários e afluentes do rio Guaporé, podem ser pescadas, incluindo os seguintes tipos:


Pescada;

Surubim;

Caparari;

Pirapitinga;

Jatuarana;

Dourada;

Filhote;

Pirarara.

 


Pirarucu e Tambaqui

 


O defeso do Pirarucu e do Tambaqui, período em que a pesca, transporte, beneficiamento e comercialização dessas espécies fica proibida, continua válido em Rondônia, indo até:


Tambaqui – até 31 de março;

Pirarucu – até 30 de abril.

 


A determinação é válida para todas as bacias hidrográficas no estado, incluindo os rios: Madeira, Mamoré, Jamari, Abunã, Machado, Roosevelt e na calha principal do rio Guaporé.


De acordo com o Governo de Rondônia, “quem desrespeitar a legislação durante o período do defeso, será penalizado com multas que podem variar de R$ 700 a R$ 100 mil”, além da apreensão do material usado na atividade.


Fonte: G1 Rondônia


Páginas