Onça-pintada é atropelada e morta ao atravessar MT-242 - ANARI WEB

Onça-pintada é atropelada e morta ao atravessar MT-242

 Uma onça-pintada morreu ao ser atropelada próximo à praça de pedágio da MT-242, em Sorriso (420 km de Cuiabá), sentido Nova Ubiratã, nessa segunda-feira (13). Com o impacto da colisão, o animal morreu na hora e ficou às margens da via.



Segundo o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), o órgão foi acionado pela Intervias, concessionária que administra o trecho. No local, o animal foi encontrado na margem, já sem vida. Era uma fêmea, com pouco mais de um ano de idade e cerca de 50kg. 

Segundo o motorista que atropelou o animal, a onça esperou um caminhão passar e tentou atravessar a via, momento em que houve a batida. Com o impacto, a onça foi arremessada a 20 metros de onde estava. O motorista permaneceu no local até chegada das autoridades.


A equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização esteve no local para a retirada do animal. O cadáver foi recolhido pela equipe e encaminhado para o hospital veterinário da Universidade Federal de Sinop, onde servirá para estudos.


"É uma situação que nos causa muita tristeza, até porque é um felino bastante emblemático, que corre um risco sério de extinção", comentou Reinaldo Nunes, coordenador do NIF, que atuou na ocorrência.


Reinaldo lembra que as rodovias em Mato Grosso são corredores de animais silvestres e a atenção precisa ser redobrada. "Eles transitam por ali, então peço encarecidamente que todos os usuários das rodovias, principalmente em período noturno, que reduzam a velocidade, porque é bastante comum o atropelamento de grandes mamíferos, até mesmo com óbito dos condutores, ou seja, também é um risco à segurança e à vida dos motoristas." 


A onça-pintada é um felino ameaçado de extinção e a morte de uma fêmea jovem causa grande prejuízo ao ecossistema e biodiversidade local, pois trata-se de um animal que não teve tempo de procriar e de garantir a perpetuação da espécie.

Páginas