Produtores de leite da estrada do rio preto em Porto Velho reclamam do preço do leite. Além do baixo valor pago aos produtores, a estrada se encontra em péssimas condições dificultando o transporte dos produtos que são comercializados nas localidades próximas, leite, frutas e legumes.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que em 2020 Rondônia produziu 998 milhões de litros de leite, saindo da sétima a nona posição de maior produtor de leite.
De acordo com o produtor Elias Viturini, o litro de leite está sendo comprado dos produtores a 1,48 “Isso é um descaso, não está havendo jeito de trabalhar” comenta Elias.
O desanimo dos produtores afeta diretamente o consumidor, pois sem a produção de leite a comercialização tem queda e automaticamente afeta o preço final. Hoje o litro de leite está valendo entre R$ 4,00 a R$ 6,00 em alguns municípios do estado.
O presidente da Comissão de Produtores de Leite do Estado de Rondônia, Rui Barbosa, conta que os produtores estão buscando outras alternativas para aumentar a renda. “Os produtores estão precisando fazer outros serviços como roçar quintal, passar veneno em matos e outros, para poder tirar se autos sustentar, pois somente com o dinheiro do leite não está dando”, destacou.
Por Redação / Diário da Amazônia

0 Comments:
Postar um comentário
Jornalismo Verdade.