Sem esperança de sobreviventes, avião com mais de 70 passageiros cai no Nepal - ANARI WEB

Sem esperança de sobreviventes, avião com mais de 70 passageiros cai no Nepal

 Sem esperança de encontrar sobreviventes, o Nepal vive um dia de luto nacional nesta segunda-feira (16) após o desastre aéreo no domingo que matou pelo menos 68 pessoas, entre elas uma argentina, na pior catástrofe deste tipo no país em três décadas.



A esperança de encontrar algum sobrevivente entre as 72 pessoas a bordo do avião que caiu no Nepal no domingo é “nula”, disse à AFP Tek Bahadur KC, chefe do distrito de Taksi, onde o avião caiu no domingo.


“Até agora recuperamos 68 corpos. Estamos procurando por mais quatro corpos… estamos rezando por um milagre. Mas a esperança de encontrar alguém vivo é nula”, afirmou.


O avião, um ATR 72 da companhia Yeti Airlines que saiu de Katmandu, capital do Nepal, caiu com 72 pessoas a bordo – 68 passageiros e quatro tripulantes – pouco antes das onze da manhã, horário local (02h15 no horário de Brasília) perto de Pokhara (centro), onde deveria pousar.


A aeronave em chamas foi encontrada em um precipício de 300 metros de profundidade, entre o antigo aeroporto construído em 1958 e o novo terminal internacional inaugurado em 1º de janeiro em Pokhara, porta de entrada para alpinistas do mundo todo.


Soldados usaram cordas para retirar corpos do fundo do precipício entre o final do domingo e início desta segunda-feira.


“A busca foi interrompida por causa da névoa. Vamos retomá-la em uma ou duas horas, quando o tempo melhorar”, informou o policial AK Chhetri na madrugada desta segunda-feira.


“Trinta e um (corpos) foram levados para hospitais”, disse o oficial à AFP.


A bordo do avião estavam 14 estrangeiros: cinco cidadãos indianos, quatro russos, dois coreanos, um australiano, um irlandês e um francês, segundo o porta-voz da companhia aérea, Sudarshan Bardaula.


Uma passageira argentina que foi identificada como Jannet Sandra Palavecino, de 58 anos, mãe de duas filhas e natural da província de Neuquén (sudoeste), também estava no avião, segundo o jornal La Nación de seu país.


Após o acidente, os socorristas tentaram apagar o fogo entre os restos do avião, um ATR 72 movido por dois motores turboélice.

G1


Páginas