Tartaruga marinha encontrada coberta de óleo passa por tratamento no RN - ANARI WEB

Tartaruga marinha encontrada coberta de óleo passa por tratamento no RN

 Uma tartaruga marinha encontrada coberta de óleo em uma praia de Icapuí, no Ceará, foi resgatada e transferida para um centro de tratamento localizado em Mossoró, no Oeste potiguar, na quinta-feira (29). As informações foram divulgadas pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).


De acordo com a equipe do projeto, foi constatada "severa contaminação por óleo na tartaruga, em diversas áreas do corpo: toda porção da cavidade oral, casco, pl


astrão, região cervical e nadadeiras", informou.

O animal também não apresentava uma das nadadeiras. Após ser resgatada a tartaruga da espécie oliva foi resgatada e encaminhada para o Centro de Despetrolização de Fauna Oleada, em Mossoró-RN, para dar início ao processo de despetrolização, limpeza e reabilitação.


Após chegar ao laboratório, o animal foi submetido a nova avaliação médica e bateria de exames complementares. Depois de estabilizada a tartaruga passou por um processo de despetrolização e limpeza, prioritariamente das áreas mais sensíveis: olhos, narinas, mucosas e boca.


"No momento o animal se encontra em observação e sob cuidados da equipe de profissionais do PCCB-UERN, no Centro de Despetrolização de Fauna Oleada da instituição, onde permanecerá até tornar-se apta para ser devolvida ao ambiente natural", informou a equipe do projeto em comunicado à imprensa, na manhã desta sexta-feira (30).

G1



Páginas