Ariquemes (RO) entrou em alerta para uma possível epidemia de dengue. Isso porque em menos de três meses os casos da doença triplicaram na cidade.


Segundo o Setor de Endemias do município, os casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti já são superiores ao registrados em todo o ano passado.



Durante os 12 meses de 2021 foram 90 casos de dengue, zika e chikungunya. Já neste ano Ariquemes registrou 310 casos das três doenças, isso entre 1° de janeiro e 23 de março.


O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), feito em janeiro, apontou 5,0% de incidência do mosquito nas residências de Ariquemes, o que é considerado muito alto.


Os bairros em que mais foram confirmados casos de dengue são os setores 2, 3, 5 e 6, além do distrito Bom Futuro.


Clarismundo Lopes, coordenador de endemias de ariquemes, explicou a preocupação das autoridades para que a situação não vire uma epidemia.


“O Ministério da Saúde recomenda até 1,0% a taxa para que o município não tenha risco de uma epidemia e o LIRAa de janeiro deu 5,0, ou seja estamos em alto risco no risco de uma epidemia, apesar que a gente imagina que está chegando o período de estiagem, mas o índice de infestação predial contia altíssimo”, diz Clarismundo


Um novo LIRAa deve ser realizado em ariquemes no mês de abril.


De acordo com o coordenador de endemias, assim que novos casos de dengue são confirmados é feito um bloqueio, com aplicação de inseticida nas proximidades da residência. (G1/ro)

0 Comments:

Postar um comentário

Jornalismo Verdade.

 
Top