Enchente de rios afeta 1,4 mil famílias e casas ficam submersas em Cacoal; veja os rastros de destruição

 Aproximadamente 1,4 mil famílias já foram afetadas pela cheia dos rios até este sábado (19) em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. Os estragos provocados pela enchente atingiram tanto a área urbana quanto a zona rural, onde pontes e estradas foram danificadas pela cheia dos rios.



O município está em situação de emergência devido à intensa chuva que cai na cidade desde a sexta-feira (18).


A grande quantidade de precipitação fez com que ao menos cinco rios que cortam a cidade transbordassem, deixando mais de 400 famílias desalojadas e desabrigadas na área urbana e aproximadamente 1 mil famílias isoladas na zona rural.


Conforme o prefeito Adailton Fúria informou à Rede Amazônica, o acesso entre as zonas rural e urbana foi impedido após cerca de oito pontes serem levadas pelos rios e 15 estradas inundadas (assista a entrevista abaixo).


Enchente em Cacoal: Mais de 400 pessoas estão desalojadas no município

Enchente em Cacoal: Mais de 400 pessoas estão desalojadas no município

A recuperação desses locais foi iniciada pela Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (Semast) na manhã deste sábado.


A Defesa Civil informou que o nível do rio Pirarara baixou e não está mais alagando casas na zona urbana.


Por isso, a prefeitura está indo aos bairros afetados prestar apoio às famílias através da entrega de cestas básicas, marmitas e produtos de limpeza, além de caminhões pipas e atuação de equipes de limpeza.


Chuva intensa

Carro em garagem inundada pela cheia de rios em Cacoal — Foto: Reprodução

Carro em garagem inundada pela cheia de rios em Cacoal — Foto: Reprodução


Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que em Cacoal choveu 131 milímetros nos últimos quatro dias quase metade do esperado para o mês todo.


Para este sábado (19) há previsão de mais chuva para Cacoal. Segundo o Climatempo, são esperados cerca de 25 milímetros de chuva.


As centenas de famílias retiradas de casa estão sendo levadas para três pontos de apoio em Cacoal: Cemaderon, Escola Luiz Lenzi e Ginásio Ronaldo Aragão.


Calamidade e emergência

Devido à enchente que afetou cerca de milhares de famílias em Cacoal, a prefeitura publicou um decreto declarando situação de emergência.


O documento prevê autorização para mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem no auxílio aos moradores e na reconstrução da cidade sob orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Também fica aprovada a convocação de voluntários para reforçar as ações de apoio e organizar campanhas de arrecadação de recursos.

Fonte JARU ONLINE

Postar um comentário

0 Comentários