Remédio natural contra ansiedade: alimente-se bem

 

Nós somos o que comemos. Assim, de forma simplificada, essa frase pode explicar muita coisa a respeito de nossa saúde. A maneira como comemos e quais alimentos fazem parte da nossa dieta diária podem interferir em nossa vida e essa interação fisiológica pode alterar nossa saúde física e psicológica para um status que varia de “boa” a “ruim” dependendo de nossas escolhas.


Muitas doenças podem estar associadas à alimentação inadequada. Diabetes, pressão alta, gastrite, colesterol elevado, obesidade e até mesmo os distúrbios psicológicos como o estresse, o nervosismo e a ansiedade. Esses são alguns exemplos de doenças que, em algumas pesquisas, são relacionadas não só à hereditariedade, mas também à hábitos como dietas inadequadas. Alimentar-se adequadamente pode ajudar combater os males e ser um remédio natural contra ansiedade e outros transtornos.  


“O meio ambiente e o seu estilo de vida vão ser mais importantes do que a sua hereditariedade”, diz o médico Lair Ribeiro em vídeo de sua Academia Lair Ribeiro. Segundo ele, é possível silenciar o gene de determinada doença hereditária através de uma alimentação rica em nutrientes. Ou seja, o que comemos e como comemos pode ser um remédio natural contra ansiedade e outras doenças.


Seguindo esse raciocínio, em vez de focar no que cortar em uma dieta, o correto seria lançar mão de inserir no cardápio alimentos que sejam capazes de nutrir e proteger o corpo, agindo como um remédio natural contra ansiedade e outros males. Peixes são bons exemplos disso. Ricos em gordura não-saturada (ômega-3), seu consumo pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.


chocolate

Chocolate amargo também pode ser um remédio natural contra ansiedade

Um remédio natural contra ansiedade pode ser a inclusão de alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano (aminoácido). A lista de alimentos inclui a banana, aveia e chocolate amargo, que ajudam a regular a flora intestinal e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.


Em contraposição é necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois podem alterar as taxas glicêmicas e a produção de serotonina, o que pode causar picos curtos de satisfação seguidos de tristeza e ansiedade por causa da diminuição brusca dessa substância no corpo.


Uma planta comumente utilizada no Brasil como “remédio caseiro” na forma de chás é a erva cidreira. Uma espécie de fitoterápico, ela pode melhorar quadros de gases e problemas estomacais, além de ter um efeito calmante que auxilia em casos de insônia, nervosismo, estresse e ser também um usual remédio natural contra ansiedade.


boa alimentação

Boa alimentação como remédio natural contra ansiedade

Na década de 1950, boa parte da população brasileira ainda plantava, criava e produzia o seu próprio alimento em casa. Sem conservantes e agrotóxicos, carnes e vegetais iam para a mesa das famílias e o consumo de determinados alimentos estava associado à atividade do indivíduo.


Até mesmo a medicação das famílias baseava-se no famoso “remédio caseiro”. Remédio natural contra ansiedade e outras doenças eram chás, unguentos, comida boa e farta. De lá para cá, a forma com que os alimentos são produzidos e o tipo de alimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram muito.


O desenvolvimento da indústria alimentícia, de eletrodomésticos como a geladeira, o novo ritmo de trabalho e a necessidade de estocar e conservar os alimentos a serem vendidos revolucionou a forma como comemos hoje em dia. O consumo atual leva em consideração a aparência e sabor dos alimentos e nem sempre seu aspecto nutritivo, diferente de remédio natural contra ansiedade, depressão e nervosismo, por exemplo, que são os alimentos “vivos”, in natura.


Nas feiras ao invés das gôndolas de supermercados é onde encontramos esse tipo de comida. As frutas, verduras, carnes, ovos e farinhas são mais saudáveis do que os enlatados, e podem ser nosso remédio natural contra ansiedade, nervosismo, depressão etc.

Postar um comentário

0 Comentários