A elevação dos custos das commodities com a pandemia ocasionou um aumento na ocorrência de crimes como roubo, furto e saque de cargas em Rondonópolis e Mato Grosso. Dados da Polícia Judiciária Civil mostram que, em 2020, foram registradas 89 ocorrências de roubos de cargas, 82 de furtos e mais 72 de saques no Estado. Em Rondonópolis, foram 26 registros desses tipos de crime no ano. Diante da situação, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis vem atuando com foco de desarticular as quadrilhas que atuam nesse tipo de crime.
Ele aponta a valorização das commodities com um dos fatores que contribuem para que as quadrilhas intensifi
quem a ação na cidade. «Hoje percebemos que com o preço das commodities mais elevado, ocorreu uma redução no roubo dos caminhões, por exemplo. Eles focam na carga e abandonam os veículos. Diferente de anos anteriores, quando o caminhão também era roubado. Os crimes também aumentam nos períodos de safra», relata.
Na sequência, os criminosos recolhem a carga que caiu e a revendem. Neste caso, como nos de furto, não há o emprego da violência. «Este ano já tivemos pelo menos 10 prisões de pessoas envolvidas no saque e furto de carga», afirma.
Já as ocorrências de roubo acontecem mediante o sequestro do motorista com uso de ameaças graves e violência. O motorista após ser rendido, geralmente é mantido em cárcere enquanto a carga é levada e carregada, sendo libertado pelos criminosos somente depois que a carga já estiver no destino desejado.
As quadrilhas que atuam neste tipo de crime, geralmente, de acordo com o delegado, são estruturadas e atuam no roubo, na adulteração da carga e na receptação. Um exemplo deste modo de atuação é uma quadrilha que atuava em Rondonópolis e foi desarticulada pela Derf durante a realização da Operação Carga Máxima, que teve a primeira fase deflagrada no dia 25 de março, que resultou na prisão de nove pessoas, e a segunda fase realizada no dia 10 de maio, quando o suposto líder do grupo foi preso e bens foram apreendidos.
As investigações com relação a essa quadrilha ainda estão em andamento e novos desdobramentos podem ocorrer, conforme Sanches.
Nas investigações que resultaram na prisão de 10 integrantes desta quadrilha de roubos de carga, o delegado explica que foi possível verificar que havia organização e divisões de tarefas.
Fonte Brasil do Trecho
0 Comentários
Jornalismo Verdade.