Os cidadãos com mais de 18 anos que sonham em tirar a primeira carteira de motorista, ou adicionar categorias, têm uma grande oportunidade. Foram abertas 2 mil vagas no programa CNH Social, com inscrições online desde a última segunda-feira (5) e que termina neste mês.



São duas mil vagas disponíveis, sendo que no primeiro semestre serão preenchidas 1000 vagas. O programa social da CNH não é federal, por isso a oportunidade é criada pelo governo de Roraima por meio da CNH Cidadã. Benefício para pessoas com vulnerabilidade social.


Quem pode solicitar a carteira de habilitação social em Roraima?

Os interessados em obter sua habilitação de forma totalmente gratuita, sem pagar nada pelo exame psicológico e pelo exame final, devem se inscrever. Em Roraima, a CNH social se chama CNH Cidadã.


O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é responsável pela seleção dos novos beneficiários, bem como o cronograma de cada etapa e critérios para fazer parte do programa. Podem aplicar-se:





Ser maior de 18 anos;

Ter cursado até a Alfabetização.

Residir no estado de Roraima;

Ser cadastrado no Cadastro Único.Também aceitável:

Inscritos no Programa Bolsa Família do Governo de Roraima;

Alunos da rede pública de ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Apenas 1 pessoa pode ser aproveitada por família cadastrada no cadastro individual ou cesta familiar.


Como se cadastrar na CNH Cidadã?

Os interessados na CNH Social podem se cadastrar na CNH do cidadão até o dia 29 de fevereiro. É necessário preencher o formulário de inscrição online, aguardar até que sejam selecionados.


Pessoalmente, será necessário apresentar documentos pessoais e de renda. Mas essa etapa ocorre apenas para aqueles que foram selecionados na primeira etapa.


Acesso ao site da Detran Roraima.

Na “Habilitação”, na barra de atendimento, escolha “CNH Cidadão” e depois “Cadastro”;

Insira o número do seu CPF e inicie o processo de cadastro