Os dados são alarmantes: segundo a Agência Brasil, a cada 1 minuto ocorrem aproximadamente 2,8 mil tentativas de golpes. Somente em 2023, 8 milhões de brasileiros foram vítimas de criminosos e tiveram prejuízo de mais de R$1 bilhão.
No mês passado, em uma enquete no Linkedin sobre golpes financeiros, somente 12% dos entrevistados relataram nunca terem se deparado com algum tipo de golpe financeiro.
Imagine… Se ter um rendimento abaixo do esperado ou prejuízo pela desvalorização de um ativo é ruim, cair em um golpe é muito pior! Além da perda de dinheiro, a sensação de ter sido enganado, a insegurança e o trauma psicológico permanecem por muito tempo, podendo acionar um gatilho, afetando a sua saúde mental.
Entretanto, se proteger é complicado, pois as abordagens variam muito e diariamente surgem notícias de novas formas de golpes. Então, conhecer é a melhor forma de se proteger!
O que é phishing?
Por mais variados que sejam os golpes, a maioria deles acontece através do acesso e uso indevido de dados (conhecido como phishing).
Isso acontece quando os golpistas acessam sua conta, transferem dinheiro, realizam compras em seu nome, solicitam crédito ou até assumem o seu perfil em redes sociais com a intenção de pedir dinheiro a seus parentes e amigos.
0 Comentários
Jornalismo Verdade.