Arizona desfaz muro de contêineres improvisado na fronteira com o México - ANARI WEB

Arizona desfaz muro de contêineres improvisado na fronteira com o México

 Foi desmontado nesta sexta-feira (20) nos Estados Unidos um muro de contêineres instalado há poucos meses pelo então governador do Arizona, o republicano Doug Ducey, ao custo de US$ 100 milhões.



Ducey ordenou que uma enorme fila de contêineres fosse colocada na fronteira dos Estados Unidos com o México, durante os últimos meses de seu governo, medida que descreveu como uma tentativa de combater a migração ilegal.

Depois de ser processado por Washington, por colocar contêineres em terras federais na Floresta Nacional de Coronado, Ducey, derrotado pela democrata Katie Hobbs na última eleição, concordou em removê-los, em dezembro passado.


"Não conseguia acreditar que o governador Ducey achou que isso fosse uma boa ideia", comentou a moradora do Arizona Debbie McGuire, enquanto um caminhão avançava pela estrada empoeirada levando um contêiner vazio.


"É absolutamente ridículo instalar contêineres que nunca funcionariam para manter qualquer pessoa longe", acrescentou. "É um desperdício total do dinheiro do contribuinte."

A iniciativa do muro de contêineres de Ducey começou em meados de 2022 e foi rapidamente contestada, com críticos que consideravam se tratar de uma "manobra cínica" que afetaria o meio ambiente e não faria diferença no número de travessias ilegais de fronteira.


O Arizona compartilha cerca de 600 quilômetros de fronteira com o México, incluindo áreas de preservação, parques nacionais, zonas militares e reservas indígenas.

Páginas