Depois de ouvir dois ex-ministros da Saúde, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid recebe, às 10h desta 5ª feira (5.mai), o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Além dele, o cronograma do colegiado prevê o depoimento do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, às 14h.
Os dois devem ser questionados, principalmente, sobre a vacinação contra a covid-19 no Brasil. No cargo desde 23 de março, Queiroga já participou de audiência pública no Congresso, em 26 de abril, falando desse tema. À época, o médico cardiologista disse que o governo não reduziu as metas de imunização, apenas retirou do cronograma os imunizantes que ainda não foram aprovados pela Anvisa.
Barra Torres, por sua vez, deve prestar esclarecimentos sobre o processo de análise de uso das vacinas pela agência. Recentemente, a Anvisa negou a autorização para uso emergencial do imunizante russo Sputnik V e foi acusada pelos fabricantes de agir politicamente. Também formado em medicina, o contra-almirante assumiu a agência em novembro do ano passado. O mandato vai até dezembro de 2024.
0 Comentários
Jornalismo Verdade.